Lições para EBD

Filipe, Um Discípulo Inteligente

Este estudo tem por objetivo conduzir o aluno a uma atitude de profunda reflexão sobre a conduta e testemunho do discípulo cristão.  Faze-lo refletir sobre a relação entre discipulado e amor. Atitude esta que deverá leva-lo ao desempenho de sua missão como discípulo de Cristo.

Texto base: Atos 8:5-8, 26-40;

Texto áureo: Atos 8:6

Leitura Bíblica Diária:
Segunda-feira - Atos 4:32-37; 
Terça-feira - Atos 9:17-31;
Quarta-feira - Atos 11:19-26;
Quinta-feira - Atos 13:1-12;
Sexta-feira - Atos 14:1-16;
Sábado - Atos 15:1-5;
Domingo - Atos 15:36-41;

Introdução: 
Conduzir o aluno a uma compreensão do ministério  de discipular outras pessoas a Cristo é a meta da lição. Tal compreensão visa motivar o aluno a uma atitude de compromisso pessoal de conduzir pessoas a um encontro salvifico com o Senhor Jesus Cristo através de exemplos de pessoas que souberam entregar-se nas mãos de Deus para que Ele realizasse seus propósitos.  Uma delas é Filipe.  Seu nome aparece pela primeira vez em Atos 6:5, na relação daqueles que foram escolhidos para "servirem às mesas". O trabalho que Filipe desempenhou foi de grande importância para a vida da igreja primitiva.

I - A Obediência está acima dos preconceitos (Atos 8:5-8). 

As atividades de Filipe como pregador fora de Jerusalém começam com um momento triste na história da igreja, mas providencial a perseguição por causa de Estevão (Atos 8:11), perseguição essa, que deu a oportunidade para Filipe e muitos outros de pregarem o evangelho em lugares onde ele jamais havia chegado.  Filipe foi anunciar em Samaria.  Desde séculos atrás os samaritanos tinha ódio pelos judeus e da mesma forma os judeus evitavam até passar pelas terras dos Samaritanos.  Mas Filipe não estava pensando nessas dificuldades que nasciam de um preconceito  racial e religioso e, muito embora a sua pregação pudesse trazer problemas para a igrejade Jerusalém, não negligenciou o dom que Deus lhe deu: a pregação (o verso 5 diz que ele pregava a Cristo).  

Quando o centro de nossa mensagem é Cristo, não precisamos pensar em preconceitos raciais sociais e religiosos.  Filipe não saiu a pregar sem preparo.  Ele conhecia o Cristo que pregava.  Era um homem de moral ilibada, sem mancha, de boa reputação.  Era cheio de Espírito Santo e sabia conduzir-se muito bem, tinha sabedoria (Atos 6:3).  

Na situação em que ele estava pregando era necessário estar bem equipado espiritualmente para a tarefa.  "É um grande erro quando nos lançamos à pregação sem um preparo adequado, principalmente o preparo de conhecer o Senhor sobre quem pregamos".  Podemos perceber que a forma como pregava era a apresentação pura do evangelho e "as multidões escutavam, unânimes" (verso 6).  É exatamente isso que acontece quando apresentamos o evangelho e não um amontoado de idéias sem base nas escrituras.  É notável que Filipe não estava discutindo com os samaritanos sobre seus problemas com o povo judeu.  Ele chegou e começou a "pregar-lhes a Cristo", pois ele morreu por todos, inclusive samaritanos.  Os resultados foram imediatos à pregação.  E é o que acontece quando o evangelho penetra na vida das pessoas: "pelo que houve grande alegria naquela cidade" (verso 8).  Basta pregar o verdadeiro evangelho e os resultados virão, para alegria da igreja e das próprias pessoas que aceitam. 

II - A Obediência e Submissão à Direção do Espírito (Atos 8:26, 27, 29, 30).

Nessa passagem das escrituras, vemos Filipe experimentando em sua vida a doce realidade de ser dirigido pelo Espírito Santo (Atos 6:3).  Todo o cotidiano do cristão precisa ser dirigido pelo Espírito Santo e, dentre eles, a mola mestra precisa ser a evangelização. 

Precisamos colocar em nossos corações que quem nos ajuda a fazer a obra é o Espírito que habita em nós.  É notório no texto que um "anjo do Senhor" falou com Filipe" e que ele não resolveu fazer a obra por si mesmo, ele foi dirigido.  O Senhor sabe das reais necessidades das pessoas e pode indicar-nos exatamente cuidar dessas necessidades. 

Para isso, é preciso estar sensível ao toque da voz do Senhor.  "Muitas são as vezes que deixamos passar depercebida a real necessidade das pessoas quando não estamos sensíveis à voz do Espírito".   Deus tinha um plano para a obra de evangelização e para a vida daquele homem, o eunuco (verso 27).  Ele era um homem preocupado com a religião, estava procurando com sinceridade o caminho para uma nova vida com Deus, mas não conhecia ainda o verdadeiro caminho, o Senhor Jesus (Versos 28 e 31-35).  Existem muitas pessoas que estão interessadas em Cristo e perdemos a oportunidade de discipulá-las e apresentar-lhes a verdadeira mensagem do evangelho.  Precisamos manter uma constante comunhão com Deus para entendermos os problemas dos outros, para que possamos mostrar que Jesus é realmente o que eles precisam. 

Deus tinha um grande plano também para o trabalho de evangelismo da igreja primitiva.  A Etiópia era um país distante dali e o evangelho poderia chegar até lá através daquele homem.  Diga-se que o labor de Filipe foi uma grande abertura, pois os eunucos eram proibidos de participar plenamente da adoração entre os judeus (Deuteronômio 23:1 e Isaías 56:3).  

Filipe não viu barreiras para a pregação do evangelho.  Quando algo se submete à direção do Espírito Santo, a obra está bem acima dos preconceitos.  Quando ele terminou o seu testemunho pessoal com o eunuco, ele foi "arrebatado" pelo Espírito do Senhor (verso 39), e continuou a anunciar o evangelho a todas as cidades, até que chegou a Cesaréia (verso 40).

III - Obediência ao IDE de Jesus (Atos 8:35-38)

Vemos que filipe aplicou à sua vida a ordem de Jesus para ir a todo o mundo e pregar o evangelho e, como parte da mesma ordem, batizar os que se convertiam.  Por essa razão, podemos deduzir que além de falar de Jesus às pessoas, Filipe também explicava sobre a obra de Cristo em sua vida, a fim de que as pessoas também recebessem Cristo como Salvador. 

De acordo com o Novo Testamento, ser um crente genuíno é confessar Jesus de maneira pública através do batismo e segui-lo na comunhão da igreja (Atos 2:38 e 41-47).  O modo como Filipe obedeceu às ordens do Espírito Santo, e seu fervor pela pregação da mensagem de Jesus, dão-nos uma grande lição de consciência de missã.   "O que falta a muitos crentes é a consciência de que são missíonários, de que Deus lhes dá a oportunidade de pregação, de testemunho, de evangelização às pessoas".  Não foi algo que aconteceu com Filipe apenas, ou com acontece com alguns irmãos que são mais espirituais, mas é algo que pode ocorrer na vida de cada um de nós.  É necessário que estejamos em comunhão constante com Ele, que é o Senhor da Seara, pois desta maneira poderemos sentir o que Ele sente pelas pessoas perdidas: um amor profundo que leva à ação evangelizadora.  Novamente podemos ver que a alegria invade o coração daqueles que se entregam a Jesus, pois Filipe "não viu mais o eunuco, que jubiloso seguia o seu caminho".  (Verso 40).

Conclusão: 

Devemos plantar em nossos corações que quem nos ajuda a fazer a obra é o Espírito de Jesus, o mesmo Espírito que habita em nós.  Ao se submeter à direção do Espírito Santo, seremos uma ferramenta nas mãos de Deus de modo que a obra sempre estará acima dos preconceitos.  Para sermos considerados discípulos verdadeiros, é preciso que estejamos em plena comunhão com Ele, que é o Senhor da seara, pois somente assim poderemos sentir o que ele sente pelos perdidos: "o amor profundo àqueles que são ovelhas sem pastor, sentimento esse que leva a uma ação evangelizadora"

Postar um comentário

0 Comentários