Quando Deus usa a nossa vida na adversidade


Quando é que Deus nos usa na Adversidade? Quando você entrega a sua adversidade no altar, Deus esvazia suas mãos da adversidade e as enche com a alegria do altar. Quando você para de ficar olhando para as coisas ao seu redor e de seu próprio ego. Quando você para de ficar se corroendo, com pena de você mesmo. Quando você se levanta com as poucas forças que possui, se coloca na estrada levar a Palavra e abençoar aos que estão sofrendo, acontecem maravilhas em sua vida que você nunca imaginou.  E assim o projeto de Deus, que foi elaborado nos céus passa a vigorar em sua vida. 

Satanás queria tirar tudo de Jó e pediu permissão de Deus para o fazê-lo porém Deus disse: "você pode tirar tudo, mas tem uma coisa que você não vai tirar, porque está dentro do coração dele".   Jó ao perceber que tinha perdido tudo disse que seu redentor vivia e que na sua vida iria vigorar o projeto de Deus para ele.  Seus amigos diziam que ele estava pagando por seus pecados, mas ele sabia que o Senhor estava com ele.  Contudo sua própria mulher disse: "amaldiçoa o teu Deus e morre" porém ele continuou firme porque sabia que o redentor dele estava vivo.  Sua adversidade foi motivo de glorificação do reino e do nome de Deus.  

Mesmo na adversidade que você estiver enfrentando se você entrega-la no altar de Deus vai brotar alegria na sua vida.  Use-a para o progresso do evangelho, seja ela grande ou pequena, aprenda a entregar qualquer motivo de adversidade para o progresso do evangelho.  Entregue tudo para Deus e será feliz e alegre, peça para usa-la.  Quando pedir para Deus usar, prepare-se. Ele vai usa-la e fazer milagres, proezas e maravilhas por meio de sua adversidade. Em Filipenses 1:14 diz assim: "E muitos dos irmãos no Senhor, tomando ânimo com as minhas prisões, ousam falar a Palavra mais confiadamente, sem temor".  

A sua adversidade e o modo como você lida com ela transforma pessoas da comunidade da fé, que eram tímidas, reprimidas e agentes secretas de Deus.  Elas se entusiasmam quando ficam sabendo que você está colocando a sua adversidade no altar.  Eles começam a acreditar que se Deus os usa na adversidade, Ele também vai usa-los fora da adversidade para pregar o evangelho.  Paulo nos diz: Eu quero ficar aqui nesta cadeia porque Deus está fazendo mais comigo aqui do que se eu tivesse nas praças. Está fazendo mais aqui nas masmorras do que nas minhas viagens.

"Os irmãos estão falando de Jesus e eu estou aqui nesta prisão, nesta cadeia, eles são intrépidos, estão corajosos, estão sem medo, estão pregando e eu estou aqui na alegria do Espírito".  Saiba que, muitas vezes, Deus opera mais na vida de familiares e amigos quando enxergam a maneira como você enfrenta os problemas, com alegria de espírito, injetando alegria nos corações deles.

Precisamos parar para pensar que, infelizmente, muitos de nós temos a liberdade e a oportunidade de fazer as coisas e não as fazemos, queremos fazer e não podemos porque estamos presos.  Mas há aqueles que estão presos num hospital sem poder trabalhar, estão restritos a ficar em casa, que não podem nem sair porque estão enfermos.  Mas, quando você toma conhecimento de quem foi realmente aquele irmão, como se dedicou a Jesus, como foi operoso e fez a obra, esse testemunho tira você do seu conforto e o coloca na frente de batalha por causa do sofrimento alheio.  

Sempre que você entrar num hospital, for internado ou forçado a cumprir qualquer tipo de privação de sua vida, já comece pedindo a Deus que use aquele momento para reavivar outras e despertar vidas. 

"Estou preso, igreja, mas quero dizer que aqui, do outro lado do mundo, em Roma, o evangelho está crescendo, os irmãos estão falando com coragem, com desassombro".    Neste momento, Paulo, queria destacar que as autoridades eram muito intimidadoras, coagiam as pessoas e ninguém podia falar.  Paulo estava preso e estava falando.  Paulo estava preso e a igreja estava orando e, por causa de sua adversidade, a igreja estava pregando o evangelho, o que o deixava muito alegre porque a adversidade estava tirando as pessoas do comodismo, pois, a igreja de Jesus está cheia de pessoas acomodadas, pessoas que acham tempo para fazer de tudo que não dão em nada, nada edificam, enquanto que o mundo está cada vez mais para o inferno.

Pessoas que não falam de Cristo onde moram e sempre tem uma desculpa para isso.  Vá-lá, amigo, perca esse medo vai compartilhar de Jesus com seus vizinhos.

Pessoas que trabalham há anos  no mesmo lugar e testemunhou, falou com a própria boca e não confessou de Jesus Cristo.  

Paulo sempre dizia que a Adversidade dele gerava coragem nos outros.  Não reprima jamais a adversidade de sua vida porque Deus poderá usa-la de maneira extraordinária para o progresso do evangelho e para mudança da igreja d´Ele.  

Coloque-se no lugar da Igreja de Paulo, os crentes pensam e agora, o pastor estava preso, que vamos fazer?  Iremos orar, fazer uma vigília de oração até que ele fosse solto ou então, a igreja pode falar: vamos pregar, proclamar nas ruas, vamos falar para as autoridades que não adianta prender um porque terá que prender milhares e não terá cadeia suficiente para prende-los.  E, se prender terá que construir muita cadeia e vai ter que tirar todo mundo da cadeia porque, senão, a gente vai pregar lá dentro da cadeia. 

Será que o padecimento, e o sofrimento de alguém muda você ou não muda? 

Em diversas partes do mundo, os cristãos tem sofrido cruéis perseguições e muitos estão sendo mortos por causa do evangelho.  Saber disso muda sua vida de alguma forma? Mexe com você? Tira você de sua acomodação? Se não muda, mexe ou tira, deveria pois, quando isso acontece é que a alegria brota no coração daquele que está padecendo.  É como se Paulo tivesse na prisão e recebesse a notícia de que as igrejas em Roma estava cada vez mais avivadas, ou que os cristãos estavam abrindo mais igrejas e Paulo respondesse: "Orem por mim! Vão em frente!  Eu aguento firme daqui da cadeia".  E, tempos mais tarde, recebesse  outro dizendo que toda Cidade de Roma havia se convertido e que eles iam pregar o evangelho na cidade vizinha, e Paulo respondesse: "Estou alegre, estou sofrendo aqui, a cada semana eu sou açoitado, tem dia que fico sem comida mas continuo pregando o evangelho porque está valendo a pena". 

Quando você é despertado pelo crente que sofre, o sofrimento dele se converte em alegria, que ninguém mais tira.  Isso, graças ao Espírito Santo de Deus que está agindo em nossas vidas. 

Leiam a Bíblia.  Sempre uma palavra de conforto para sua vida.
- Salmo 133
- Salmo 16:11
- Filipenses 1:3 a 6
- Filipenses 2:1 a 11
- Filipenses 4:1 a 9.

Resumo, da Lição 2 - Quando Deus usa a nossa vida na adversidade, da Revista Palavra e Vida da Convenção Batista Fluminense, escrita pelo Pr. Lécio Dornas, escrito por Eduardo Bastos. 

Postar um comentário

0 Comentários