Bem, comecemos nosso estudo de hoje as situações em que a Alegria brota, como uma Rosa em um lindo jardim, de situações difíceis. Sim, é isso mesmo, a Alegria não está ligada a momentos alegres e vitoriosos de nossas vidas, ela também pode vir dos momentos mais difíceis que estivermos passando como a doença ou a morte de um familiar ou amigo. A alegria precisa de terra fértil para brotar e não de um terreno bonito e nobre do ponto de vista estético. E sabe-se que do ponto de vista Espiritual os momentos mais duros da vida são aqueles que produzem mais frutos belos e saudáveis, da mesma forma que faz brotar a verdadeira alegria, que encontra-se na alma e ninguém jamais tira.
"Quero ainda, irmãos, cientificarmos de que as coisas que me aconteceram tem, antes, contribuído para o progresso do Evangelho". Filipenses 1:12.
Aqui você deve estar se perguntando: que coisas são essas que aconteceram com o Apóstolo Paulo? Para melhor compreendermos estas coisas precisamos estudar os capítulos 20 a 28 de Atos dos Apóstolos, que narram tudo sobre as viagens missionárias de Paulo e a partir do capitulo de 10 de II Coríntios, onde Paulo declara tudo que ele sofreu: açoites, torturas, apedrejamento, fome, sede, frio, e nudez. Só assim entenderemos o que diz Filipenses 1:12.
Paulo sofreu problemas dentro e fora da igreja. Sofreu muitas perseguições por pregar o evangelho de Jesus Cristo aos povos por onde passava. Uma hora estava na voragem, no deserto, no campo, nas montanhas. Enfrentava naufrágios, ofensas e perseguições, que para fugir de seus perseguidores se escondia em buracos e eles o fustigavam com varas para ver se ele gritava, porém ele aguentava calado, sem emitir um som sequer, para não ser enterrado vivo naquele lugar. Porém apesar de todo esse sofrimento Paulo ainda se mantinha firme na presença do Senhor e com uma alegria extrema que só os verdadeiros servos de Deus possuem e assim escreveu aos Filipenses: Quero ainda, irmãos, cientificarmos de que as coisas que me aconteceram tem, antes, contribuído para o progresso do Evangelho.
Mas como enfrentar um momento de adversidade e se pensar ou falar de Alegria? O Apóstolo Paulo enfrentou todos esses problemas e explica em seus textos porque a alegria foi produzida nos momentos mais angustiantes de sua vida, que não foi moleza. Às vezes, fazemos algumas aventuras pelo Reino de Deus e sentimos o que é estar perto do perigo. Ataques terroristas, tiroteios entre policiais e traficantes, morte de familiares e amigos, etc. São momentos difíceis, onde passamos por situações inusitadas e que eram comuns na vida de Paulo, que arriscava sua vida o tempo todo, vivia no limite pelo evangelho de Jesus Cristo. Alguém pode dizer que Paulo exagerou mas temos certeza que não, ele foi até modesto em seus relatos.
Quando lemos o livro de Atos vê-se que ele enfrentou situações que não são mencionadas na carta aos Coríntios. Porém, de todas as adversidades inerentes e limitrofes da vida, ele extrai alegria para o seu coração. Só Deus pode dar este conforto e felicidade para nós em nossos momentos de adversidades.
A adversidade chega e nem sempre é o diabo que manda. Chega por causa dos nossos erros, por causa dos erros de pessoas que estão ao nosso lado e as vezes por vicissitudes próprias da vida que fogem do nosso controle, porém o diabo se aproveita dessas situações e convoca todo o seu exército de forças do mal para que essas adversidades cresçam de forma tal que que nós consigamos suporta-la.
Saiba que quando uma adversidade chega em nossas vidas uma convocação como esta acontece no inferno e os demônios saem em missão com o objetivo de usar essa adversidade na sua vida para acabar com você de vez, só que lendo Filipenses, percebemos que o Apóstolo Paulo diz que o Senhor chama os anjos d'Ele e convoca todos os seres celestiais dizendo: "Agora é hora de reforçar o acampamento ao redor de fulano. Reforce, eu não quero nenhum demônio chegue nem perto dele, ele não pode sentir nem o cheiro de fumaça da fogueira". Você percebe então que sua adversidade é uma campo de batalha onde o céu milita contra o inferno pela sua vida, pela sua singular vida. Quando você passa por aquele momento, e olha para trás, percebe que Deus abençoou e te usou na adversidade, vai notar que dela brotou a Alegria.
"De maneira que as minhas prisões em Cristo foram manifestas por toda a guarda pretoriana, e por todos os demais lugares". Filipenses 1:13.
Paulo não era nenhum coitadinho por estar sofrendo tanto na prisão, tanto naquela masmorra, pois, ele submetia a sua adversidade para ser usada por Deus como ferramenta no progresso do evangelho.
Saiba, como Paulo, fazer brotar alegria na adversidade. Ofereça sua adversidade no altar de Deus. Coloque a sua adversidade na salva. Senhor, eu te ofereço a minha adversidade, usa para o progresso do evangelho como fez Paulo. Usa a minha adversidade para salvação de vidas, resgate de família e conserto de vidas. A alegria nasce quando você percebe que sua adversidade não existe para fazer você sofrer, mas para Deus usa-la para o progresso do evangelho. Paulo assim dizia: "Senhor, usa-me. Estou aqui nessa prisão. Ninguém precisa ter medo. Deus está fazendo maravilhas pelo fato de eu estar nessa prisão, com toda a guarda pretoriana. Todos estão sabendo, até o batalhão de elite, todo mundo está sabendo, até os guardas dos nobres, os governantes, as castas mais altas na hierarquia política de Roma sabem que eu estou aqui por causa de Jesus Cristo. Então eu quero continuar para que o evangelho continue progredindo".
Enquanto tem gente que quando passa por um aperto quer logo riscar Deus de sua vida, não consegue orar, não consegue ler a Bíblia, deixando o projeto do inferno vigorar nela, quando deveríamos pensar que esta adversidade é uma boa oportunidade para Deus nos usar para o progresso do evangelho. Não sabemos quantos dias, meses ou anos vai durar, porém enquanto durar, usa para o progresso do evangelho.
Resumo, da Lição 1 - Alegria na Adversidade, baseada em Filipenses 1:12,13, da Revista Palavra e Vida da Convenção Batista Fluminense, escrita pelo Pr. Lécio Dornas, escrito por Eduardo Bastos.
0 Comentários
Obrigado por comentar em nosso blog. Verifiquem nossa vitrine virtual de produtos.