Forças que vem do alto!

"Sei o que é estar necessitado e sei também o que é ter mais do que é preciso. Aprendi o segredo de me sentir contente em todo lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco. Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação". Filipenses 4:13.

Paulo aqui revela como suportou a falta de comida ou a pobreza: O Senhor lhe deu forças para passar por estas provas. Hoje temos várias lutas que podem nos desgastar: enfermidades, trânsito caótico, cansaço ao longo do dia ou qualquer coisa que nos roube as energias. No entanto, assim como Paulo buscou forças do alto para passar por tudo isso, ele também nos aconselha em Efésios 6:10: "No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do Seu poder".

Paulo realmente precisou de forças para suportar tudo o que sofreu. Por volta do ano 45 D.C., a Judéia sofreu uma grande fome, e Paulo e Silas viajaram a Jerusalém para tentar conseguir fundos para sustentar a comunidade de Antioquia ( lugar inclusive onde o termo “cristão” começou a ser usado para designar os seguidores de Jesus). Em sua 1ª viagem missionária, Paulo passou pela Anatólia, Turquia, onde pregou ao pro-cônsul. No entanto, um mágico chamado Elimas resistia aos apóstolos e tentava desviar o pro-cônsul da fé, de modo que foi cegado por algum tempo pelo poder do Senhor.

Em Pisídia, Paulo fala na sinagoga, e quase toda a cidade quis ouvi-lo, o que irritou alguns judeus influentes na sociedade, que se colocaram contra eles. Foi nesta ocasião que o apóstolo decidiu mudar o foco de sua missão, dos judeus para os gentios. Sua 2ª e 3ª viagens missionárias também foram repletas de provas, bem como sua jornada final á Roma. Mas sua força para suportar tanta oposição estava no Senhor, assim como Davi também declarou, no Salmo 23:3: "O Senhor renova as minhas forças e me guia por caminhos certos, como Ele mesmo prometeu".

No Salmo 18:31-32 ele continua a afirmar que só Deus lhe dá forças para prosseguir: "O Senhor é o único Deus; somente Deus é a nossa rocha. Ele é o Deus que me dá forças e me protege aonde quer que eu vá". 

Há ainda mais um salmo em que vemos Deus aumentar as forças do que lhe pede, como o capítulo 138:3): "Quando chamei, tu me respondeste e, com teu poder, aumentaste as minhas forças".

Por fim, no salmo 71:20, o salmista reconhece que, sim, Deus o havia feito passar por provas, mas que agora lhe daria forças novamente: "Tu me tens feito passar por aflições e sofrimentos, mas me dará forças novamente e me livrarás da sepultura".

Apenas no Senhor conseguiremos vencer as lutas da vida sem desanimar, pois Ele nos dará a força necessária para isto. Paulo sofreu contrariedades em todas as viagens que fez, e permaneceu firme, bem como os salmistas, que renovaram seu vigor em Deus e prosseguiram em seus caminhos. Busque ao Senhor, e você ficará de pé a despeito do que vier. A paz.

Estudo apresentado em uma das células da Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra, realizada nas quartas feiras na Praça Engenheiro José Bedran em Icaraí, Niterói, RJ. 

Postar um comentário

0 Comentários