Carta de um povo sofrido: Butão Camboja!

Pois Ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do Seu Filho amado, em quem temos a redenção a saber, o perdão dos pecados. Col 1:13-14. A redenção nos tira da prisão do Inimigo e nos coloca nos Braços de Deus. No entanto, pensar nas coisas do alto deve ser constante (Col 3:2), como Paulo aconselha, e diz ainda que devemos manter nossos olhos fitos em Jesus (Hb 12:2). Pela alegria que estava prometida a Ele, fazendo parte dela o fato de podermos ser filhos de Deus e um dia podermos estar com Ele no Paraíso, suportou a dura cruz.

Outra coisa que deve ser sempre lembrada é a esperança de que um dia seremos redimidos, inclusive em relação ao nosso corpo físico (Rm 8:23), que suporta diariamente tanta dor, angústia e outras aflições. Essa “adoção como filho”, como o verso fala na versão NVI, deve ser esperada ansiosamente. A fé e toda a verdade que sabemos, revelada na Bíblia, devem nos levar á esperança da vida eterna (Tt 1:1-2), que Deus já havia prometido. Não pense apenas nas coisas que ainda vão ocorrer, mas também no que você é hoje, filho de Deus, e se você é batizado (Gl 3:26-27), de Cristo se revestiu.

Claro, o Inimigo vai tentar tirar você deste foco, pois ele anda ao redor (1 Pd 5:8) como um leão, querendo devorar quem deixar-se levar, inclusive, pelas mentiras que ele insinua. Em muitos lugares do mundo, no entanto, cristãos têm sido atacados nem sempre por meio de mentiras sutis, mas por perseguições, geralmente por adeptos de outras crenças. 2 Tm 3:12 já afirma que todos os que quisessem viver piedosamente em Cristo passariam por isso em maior ou menor grau, e há países em que estas represálias são mais intensas.

Quando este assunto é citado, a primeira coisa que vem á mente é o Oriente Médio, muçulmano, mas existem outros locais igualmente difíceis para se ser um cristão que são dignos de nota, a fim de que o Corpo também possa interceder por estes irmãos. Hb 13:3 diz que devemos nos lembrar dos presos como se também nós o estivéssemos, e dos que sofrem maus tratos. Em ambos os casos, muitos convertidos têm sofrido isto na pele. No extremo Oriente, a influência budista é muito forte, e oficialmente há 2 países em que esta fé é a religião estatal: Butão e Camboja.
 
No Butão, é ilegal divulgar o cristianismo sob qualquer forma. Há inúmeros mosteiros em que monges budistas desempenham papéis na sociedade como médicos e juízes de paz, e tendem a opor-se aos cristãos, que têm de se reunir secretamente. Estes crentes, em última instância, bem aventurados por sofrerem perseguições ou insultos, pois uma grande recompensa está guardada no Céu para eles (Mt 5:11-12), ainda que na Terra padeçam e tenham de ser alvo de orações da Igreja pelo mundo.

Em 31 de Julho deste ano, um pastor butanês chamado Pema Sherpa foi agredido por um oficial da sub-divisão governamental, que ameaçou chamar a polícia e manda-lo para a cadeia, caso continuasse a realizar cultos em sua casa. O pastor disse que não tinha medo disso, e quando a polícia chegou, no entanto, optou por não dete-lo. Jesus já advertira que nenhum servo era maior que seu senhor. Se o perseguiram, seus seguidores também seriam perseguidos (Jo 15:20), e este pastor estava disposto ao mau trato e prisão para prosseguir com os cultos.


PAÍSES QUE POSSUEM O BUDISMO COMO RELIGIÃO OFICIAL 

Embora o Oriente possua países que possam variar quanto á relevância do Budismo, solidamente o Butão e Camboja (em amarelo) são as 2 únicas nações que têm a crença como Estatal. O Nepal, ex-Hindu, está á esquerda superior do Camboja. Em verde (Bangladesh e Malásia) a religião oficial é o Islamismo, enquanto as ilhas em azul (Samoa e Tuvalu), o Cristianismo. Nestes 2 casos, outros países além destes professam estas crenças oficialmente.

No Camboja, embora atualmente não esteja entre os países onde o Evangelho é mais perseguido, 95% de sua população segue uma vertente budista um pouco diferente da seguida no Butão. A religião oficial cambojana crê, entre outras coisas, no engano que “a mente pode ser purificada” em 7 “estágios” distintos, o que afronta o princípio bíblico de que o ímpio não pode purificar-se sozinho. Apenas em Jesus isto é possível, quando o cristão confessa seus pecados (1 Jo 1:9). Desta forma, O Senhor é fiel e justo para purifica-lo de toda injustiça. Paulo também ora para que os filipenses (e isto pode ser aplicado a nossas vidas hoje) que o amor entre os irmãos cresça em conhecimento e percepção, para que possam distinguir o que é melhor e que, assim, sejam puros e irrepreensíveis até o dia de Cristo (Fp 1:911). A Palavra de Deus ensina outros caminhos para que o cristão seja purificado de todo mal.

Já a vertente oficial butanesa contém certas distinções, e uma das coisas que prega é que a pessoa teve “vidas passadas”, possíveis de serem “revisitadas”, uma viagem puramente mentirosa e muito perigosa, espiritualmente falando. É sábido que o homem só morre uma vez, e após isto enfrenta o juízo (Hb 9:27) e que o cristão é apenas um estrangeiro no mundo, e por isso deve abster-se dos desejos carnais que guerreiam contra a alma (1 Pd 2:11).

Vale lembrar também o Nepal, que até 2006 era o único Estado hinduísta do mundo (embora outros países pratiquem esta religião, como a India), quando passou a ser um Estado laico. No entanto, convertidos enfrentam severa oposição da família e podem ser até deserdados. Estes cristãos têm se mostrado dignos de Cristo (Mt 10:37), pois o amam acima de seus pais ou filhos. Não significa que os pais devam ser desobedecidos ou desonrados, pois Efésios 6:2 recomenda o oposto. A questão é que sobre o cristão há uma hierarquia de autoridades, e se os pais ordenam alguma coisa que afronte uma ordem de Deus, o mandamento divino prevalece sobre qualquer autoridade humana.

Assim como o budismo é totalmente contrário á Palavra de Deus, o hinduísmo prega, por exemplo, que um dos objetivos da vida é a prosperidade econômica, o que contraria as palavras de Jesus sobre o real lugar onde tesouros devem ser juntados: o Céu, não a Terra (Mt 6:19-20). Aqui traça, ferrugem e ladrões minam estes tesouros, mas no Céu eles serão eternos. Mesmo a oração do Pai Nosso pede que apenas o pão de cada dia seja dado (Mt 6:11), não uma padaria inteira. Amanhã deve-se pedir novamente o pão diário, e depois de amanhã, idem.

Tudo isso mostra, em primeiro lugar, que você não é o único a resistir o Inimigo, irmãos na fé passam pelos mesmos sofrimentos em todo o mundo (1Pd 5:9) e em alguns casos, a coisa está bem mais séria. Mostra também que o mundo não é a pátria do cristão (nesses lugares, mais ainda) mas sim o Céu (Hb 13:14). Por fim, é uma exortação á gratidão a Deus por quem vive em lugares em que o Evangelho não é perseguido. No Brasil, podemos frequentar uma Igreja, ter uma Bíblia para ler e fazer reuniões caseiras sem maiores problemas. Paulo adverte ao Corpo que não deixe de se reunir como Igreja (Hb 10:25), você procura congregar-se, já que encontros de cristãos são permitidos em nosso país (Hb 10:25). Que possamos, como Colossenses 4:2 ordena, nos dedicar á oração, sermos alertas e, sobretudo, sermos agradecidos. A paz.

Quero aproveitar o momento para desejar um feliz Natal a todos os irmãos da Igreja. Que Deus possa se revelar poderosamente a cada um de vocês, e que nos momentos difíceis Sua Mão esteja guiando a cada um. Deus abençoe nossos pastores, pois eles têm nos ajudado a crescer na fé em oração e exortações. Que neste Natal o nascimento de Cristo seja lembrado e comemorado, e sobretudo, que seu exemplo de obedecer a vontade de Deus seja seguido: O Deus Filho, Rei da Glória e por meio de quem O Pai criou o Universo, se fez tão humilde que chegou ao ponto de nascer num humilde estábulo, nem um berço possuía para ser colocado. Deus abençoe também os que o servem no louvor da Igreja, pois estar ali requer muita consagração ao Senhor. Deus é entronizado em meio ao louvor de seu povo, e o Inimigo sabe disso, não é nada fácil. Principalmente os que o dirigem nos cultos sabem do peso que isso significa. O Senhor honre o sacrifício de cada um.

Que este Natal também seja cheio da Presença de Deus aos que trabalham nas escolinhas, introdução, na telefonia, no retroprojetor, na limpeza e em todos os outros ministérios que mantém a casa de Deus em funcionamento, O Senhor esteja dando forças e recompensando a todos pelos esforços investidos em seu Reino.  
E obrigado por tudo o que cada um tem me ensinado durante todo este tempo de caminhada.

Carta escrita por um membro da Igreja Local do Butão Camboja!

Postar um comentário

0 Comentários