A Força de um Animal chamado BEEMOTE!



Contribuição de Alberto Cavalieri Fetzner

Beemote e Leviatã Seriam Monstros Bíblicos que Realmente Viveram no Passado? 

Seu braço é como o de Deus, e sua voz pode trovejar como a dEle? Jó 40:9. Por quase todo o livro de Jó, ele e seus amigos discutem acerca das desgraças que lhe ocorreram. Quando finalmente, no capítulo 38, O Senhor se pronuncia, Jó não obtém respostas sobre o motivo de estar sofrendo, é possível que nem mesmo tenha sabido que, nos capítulos 1 e 2, o Inimigo conseguira permissão divina para que ele fosse provado. Em vez disso, Deus fala sobre Sua grandeza, e de estar no controle de tudo, como ter marcado os limites dos mar e não deixa-lo passar dali (Jó 38:8-11), ou de ter guardado a neve para que fosse liberada em tempos de lutas e guerras (22-24). Tudo o que acontecia estava debaixo do controle de Deus, Jó deveria apenas confiar nEle. Um exemplo para o cristão hoje. Todo aquele que confia no Senhor jamais será envergonhado (Rm 10:11). Outra prova de que Tudo está debaixo do controle do Senhor é que todos os dias de nossa vida foram determinados por Ele, e escritos em Seu livro (Sl 139:16) Antes de qualquer um deles existir. 

No capítulo 40:15-24, Deus cita um animal chamado Beemote, e o retrata como tendo uma imensa força e com ossos como canos de bronze e pernas como barras de ferro. No verso 19, O Senhor fala que este é a mais forte de todas as criaturas e que só seu criador é capaz de vence-lo. Alguns estudiosos dizem que o nome Beemote quer dizer hipopótamo, embora rinocerontes e elefantes possam, atualmente, ser mais fortes. A explicação é que o maior hipopótamo que já existiu está extinto hoje, embora pudesse ainda estar vivo na época de Jó. Chamava-se Hipopotamus Gorgops, com 4,3 m de comprimento, 2,1 m de altura e com um peso de 3,9 toneladas. A Bíblia praticamente não cita espécies extintas, como mamutes ou dinossauros, por ser um livro teológico e não de zoologia. Não significa que não tenham existido, pois seus fósseis os comprovam. A Palavra de Deus também não fala de baleias ou bactérias, e alguém duvida que existam?

O foco das Escrituras é a correção, repreensão, ensino e instrução na justiça (2 Tm 3:16-17), além de fornecer brevemente detalhes sobre a história judaica, o Céu e o porvir, e o mais importante, a salvação. No trecho em que o Beemote é citado, O verso 24 pergunta quem é capaz de cega-lo e agarra-lo ou de prender o seu focinho numa armadilha. Apenas Deus poderia vencer este animal, a Jó outro Beemote em particular foi delegado para que enfrentasse. Isto se deu nos 2 primeiros capítulos de seu livro, quando perdeu os filhos, bens e saúde. Todo homem e mulher de Deus terá um embate distinto para lutar, como no caso de Josué, chamado para conduzir o povo para herdar a Terra Prometida (Js 1:6). Deus o ordena a ser forte e corajoso porque Ele estaria com Josué por onde quer que andasse (v. 9). E realmente, ao longo de seu livro houveram numerosas batalhas, e Josué teve que se expor ao risco de morrer ou ser feito prisioneiro e escravo para o resto da vida, pois os cananeus eram bem perigosos. Haviam muitas pessoas de grande estatura e até gigantes (Nm 13:32-33). Para completar, as cidades eram fortificadas (v. 28), como Jericó, que era cercada por muros. Era preciso muita fé e, realmente, muita força e perseverança para se empenhar num longo combate. Apenas no capítulo 14, verso 15, é citado que a terra teve descanso da guerra, e Josué terminou o embate com o Beemote com o qual nascera para combater.

Paulo diz que já sabia que, em todas as cidades em que fosse, prisões e sofrimentos o esperavam (At 20:23), e ao fim, quando já estava próximo o tempo de deixar esta terra, Afirmou que terminara a corrida e guardara a fé. Agora, a Coroa da Justiça lhe seria dada pelo Justo Juiz (2 Tm 4:7). O que você foi chamado a fazer? Trabalho missionário, evangelismo de rua, ministrar louvor na igreja ou qualquer outra obra no Reino será de sua alçada, mesmo que não seja o mesmo chamado do seu irmão ao lado, principalmente aquele que realiza algo que você não foi chamado a fazer mas por ser mais visto pelos outros, parece mais “importante”. Há diferentes tipos de dons, embora o Espírito seja o mesmo (1 Co 12:4).

Lembre-se que, qualquer que seja seu chamado, haverá um “Beemote” que só você poderá se confrontar, e, assim como foi com Josué, Paulo e tantos outras pessoas usadas pelo Senhor, é propósito dEle que você passe por este embate e cumpra o desígnio em que foi chamado para realizar. Tg 5:11 diz que Paulo considerava feliz o perseverante, e citou Jó, que não cedeu e o fim que Deus lhe proporcionou é bem conhecido por nós hoje. Assim como ele, por todo o mundo vários cristãos também têm sua perseverança testada, e podem ser um exemplo a nós de como vencer os problemas quando vierem. Em outros textos foram citadas regiões da Ásia, África e Europa que têm sido mais ou menos hostis aos filhos de Deus. O continente americano, embora tenha como um todo uma tradição cultural cristã, como na Europa e Austrália, contém certos locais em que a Igreja de Deus na prática está passando momentos difíceis.

Na Colômbia, país inclusive fronteiriço com o Brasil, cristãos têm tido sua fé provada por tribos indígenas pagãs, guerrilhas e cartéis do narcotráfico. Sobretudo, as FARC têm tentado tomar o poder no país por meio do conflito armado e não por meios democráticos, e até obrigado ás vezes cristãos a se alistarem em suas tropas. Eles têm se recusado, pois a Palavra de Deus mostra outros caminhos para que o governo sobre um local seja mudado ou melhorado. 1 Tm 2:1-2 fala que sejam feitas orações, súplicas, intercessões e ações de graças pelos reis e por todos os que exercem autoridade, a fim de que se tenha uma vida tranquila e pacífica, com toda piedade e autoridade. Mesmo que ela demore a mudar, é dever do cristão se sujeitar ás autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus. Rebelar-se contra elas é rebelar-se contra o próprio Deus, Paulo continua. Os cristãos colombianos sofrem tanto tentados a rebelarem-se contra o governo corrupto quanto assediados á força pelas FARC a alistarem-se, sob penas severas, e têm sido bem-aventurados: sua perseguição, insultos e calúnias lhes dará uma grande recompensa nos céus (Mt 5:11-12). 

No Brasil, como temos agido em relação ás autoridades? Quem está ali é alvo de suas orações, os governantes, mesmo ímpios, são servos de Deus (lc 12:47-48). Você tem agido corretamente em relação a quem exerce autoridade sobre você? Em nosso país vizinho os cristãos estão divididos entre um governo talvez mais corrupto que o nosso e as ameaças das FARC quanto a não juntarem-se á rebelião, e têm-se mantido fiéis aos princípios de Deus. Outro lugar em que a Igreja tem sido perseguida é Chiapas, sul do México. A política e a economia deste Estado são comandadas por caciques de ascendência indígena. Como os convertidos não consomem álcool, a atividade econômica dos caciques é quebrada, que destroem igrejas e casas, e até expulsam comunidades inteiras de seus lares. Há outros motivos pelos quais a Igreja é perseguida ali, mas este interfere diretamente na economia dos governantes.

Mais uma vez, vê-se a perseverança de membros do Corpo contra o tipo de Beemote que se levanta contra eles, no caso, a recusa em deixar-se dominar por bebidas fermentadas, como o vinho, citado tantas vezes na Bíblia. Salomão diz que o vinho é zombador e a bebida fermentada provoca brigas, não sendo sábio deixar-se dominar por elas (Pv 20:1). Diz ainda que quem se entrega aos prazeres, entre eles a bebedeira, passará necessidade, e quem se dá ao vinho nunca terá muito dinheiro (Pv 21:17). Diz ainda que não convém a reis e governantes beberem vinho, para que não se esqueçam das Leis e deixem de fazer justiça aos oprimidos (Pv 31:4-5). Paulo fala, por fim, para que o cristão não se embriague com vinho, que leva á libertinagem, mas que seja cheio do Espírito, louvando e dando graças ao Pai (Ef 5:18- 20). A Bíblia também cita que existem outros tipos de prazeres, igualmente destrutivos. Jesus compara o que ouve a Palavra mas vive em prazeres á semente que foi jogada entre os espinhos. Estes sufocam a palavra lançada e a pessoa jamais amadurece de fato (Lc 8:14). 


PAÍSES AMERICANOS MAIS HOSTIS AOS CRISTÃOS (2010-2018)

Os países em vermelho abaixo foram considerados pelo MINISTÉRIO PORTAS ABERTAS como os mais perigosos ao Corpo de Cristo por quase toda a década de 2010. Cuba e México apareciam na lista quase alternadamente pelos anos, enquanto a Colômbia o foi em todos eles. Não significa que os cristãos também não sofram nos outros países, apenas aqueles não chegaram a estar na lista dos 50 mais. Orar uns pelos outros é preciso, sobretudo nestes casos.

No Brasil, a cultura hedonista impera, com seus carnavais, raves, micaretas e semelhantes, e tudo parece até atraente ás vezes, pois a carne se agrada daquilo. Os cristãos de Chiapas têm dado uma lição de vida ao nega-la, ainda mais sob pena de perseguição pelas autoridades locais. Viva pelo Espírito, e você não satisfará os desejos da carne (Gl 5:16). Por fim, há Cuba, que curiosamente possuiu por 3 décadas um Estado nem mesmo laico, mas ateu. No começo dos anos 90, o país voltou a ser secular, mas até hoje a Igreja enfrenta certos problemas ali. O pastor Omar Gude Perez esteve preso por 6 meses por falsas acusações, pois o estado patrocina a perseguição no país e o governo cubano tenta controlar os grupos religiosos. Ele e os cristãos cubanos são felizes, pois por causa de Cristo estão sendo insultados e odiados, e a consequência disto é que terão uma grande recompensa no Céu (Lc 6:22-23).

Com certeza em sua vida não chegaram ao ponto de lhe prenderem por sua fé, se você sempre viveu aqui. No entanto, como você tem reagido a ataques e ofensas dos outros? Em Mt 5:46 Jesus lhe pergunta qual a recompensa que você merece por amar só quem lhe ama também, pois este amor condicional é para os publicanos. Salomão afirma que os ímpios não ficarão sem castigo, mas os justos serão poupados (Pv 11:21).

Todo cristão enfrenta um tipo diverso de Beemote, seja o assédio a tomar parte em revoltas armadas, seja a mergulhar em bebedeiras e prazeres, seja perseguição governamental ou de qualquer outra forma. A Bíblia garante, porém, que se perseverássemos, com Cristo reinaríamos (2 Tm 2:12) e que Deus nos auxiliará em toda aflição para que possamos ajudar os que passam pela mesma luta (2 Co 1:4). Deste modo, damos aos outros a mesma ajuda que recebemos de Deus. Exemplo foi Cristo, que se compadece de nossas fraquezas, pois Ele mesmo sofreu tentações como as que temos hoje, só não caiu (Hb 4:14-15). Seu Beemote será grande fonte de ajuda para outros irmãos ainda nesta vida, e um Reino junto com Cristo na próxima. A paz. 

Reconstituição de um HIPOPOTAMUS GORGOPS
Encontrado na África e Europa, possui ainda outra diferença em relação aos hipopótamos modernos pelo fato de ter os olhos numa posição mais lateral da cabeça, enquanto seus parentes atuais os têm no alto da cabeça. Desta forma, via com mais clareza seus arredores. Embora em sua época tenham existido animais maiores, ele tinha a constituição mais forte e rígida, o que justificava seu imenso peso. A alta densidade de seu corpo, devido ao seu tamanho relativamente pequeno para suas quase 4 toneladas, tornava sua pele praticamente impenetrável e invulnerável a qualquer ataque externo.

PASSADO, PRESENTE E FUTURO


BEEMOTE-S

Postar um comentário

0 Comentários