Provavelmente você já ouviu a palavrinha “engajamento” em algum lugar, ela é muito conhecida já que é uma parte importante para os resultados esperados nas redes sociais e plataformas digitais. Mas, afinal, o que significa engajamento no instagram?
Com esse post, vamos responder essa pergunta de um jeito simples e prático. Ah! Também separamos alguns tópicos importantes para que você entenda de uma vez o que é e como isso funciona dentro do Instagram e outras plataformas, fique por dentro!
Não deixe de conferir também nosso post falando tudo sobre Google Ads.
O que é engajamento no Instagram?
Nós já encontramos muitas explicações por aí difíceis de entender, por isso, estamos aqui para te entregar um significado do termo “engajamento” de forma simples e esclarecedora. Podemos afirmar que a palavra engajar é um verbo da língua portuguesa referente ao ato de participar voluntariamente de algum trabalho ou atividade.
Isso significa que quando você recebe curtidas, comentários, compartilhamentos ou qualquer outra ação de forma orgânica em seu perfil ou em um post, as pessoas estão engajando com seu conteúdo. No Instagram, quanto maior a taxa de engajamento, mais seu conteúdo será distribuído organicamente a outros usuários que não necessariamente te seguem – isso possibilita que você atinja mais contas e, em consequência, conquiste novos seguidores.
Mas afinal, qual a importância do engajamento?
Quando seus seguidores interagem com suas publicações, o Instagram entende que seu conteúdo é relevante, dessa forma, ele entrega para outras pessoas já que a sua publicação aparentemente possui qualidade, de acordo com o algoritmo de cada usuários. Para isso, não importa se as pessoas estão falando bem ou mal, é engajamento da mesma forma e seu conteúdo está motivando os seguidores a manter a interação com seu perfil.
Então, basicamente, sem o benefício do engajamento as suas postagens não vão ser entregues para tantas pessoas já que os seguidores que chegaram a receber não deram muita bola, passaram logo de cara, nem curtiram ou deram zoom na sua foto, sendo assim, seu perfil será prejudicado. A interação do seu público determina se o seu post terá sucesso ou não, então ela deve ser garantida por você através de algumas técnicas.
É por isso que é muito comum encontrar influencers que adicionam no comentário coisas como “e você? o que vai fazer final de semana?”, instigando seus seguidores a interagir com a publicação.
Como garantir o envolvimento dos seguidores?
Existem alguns métodos que você pode aproveitar as ferramentas do próprio Instagram para garantir o engajamento dos seus seguidores. Para conhecer algumas dessas ações, confira os tópicos abaixo e receba dicas super valiosas.
- usar a ferramentas de contagem regressiva: além de causar um leve suspense, seus seguidores vão se sentir no aguardo de algo muito esperado: sua publicação. Outro benefício é que essa ferramenta ativa um lembrete para eles conferirem seu post assim que sair no ar;
- analisar as métricas: se o seu Instagram está no modo “conta profissional” você terá acesso a algumas métricas importantes como: horários em que seus seguidores mais entram no seu perfil, você pode usar essa informação para publicar nos horários de pico do seu insta e garantir um bom engajamento, elas também apontam se a sua estratégia de marketing está realmente funcionando;
- gerar expectativa: além da contagem regressiva, você pode usar enquetes, caixinhas de perguntas, outras ferramentas ou apenas gravar stories falando “gente, 10H00 sai uma postagem inédita para vocês”, para as pessoas realmente não quererem perder as sua publicação.
- ads: essa opção é paga mas pode te ajudar a encontrar mais pessoas e a distribuir mais o seu conteúdo pelo Instagram.
Entenda como funciona as métricas do instagram
As métricas são consideradas como uma forma de acompanhar o desempenho do seu perfil por meio de estatísticas baseadas em dados que são coletados diariamente do seu perfil. Com isso, nos referimos a métricas do instagram estamos falando de uma maneiras de avaliar a performance do engajamento dos seus stories, reels, posts e tudo mais, entre elas, temos:
- alcance: mostra os visitantes que viram suas postagens dentro do período analisado;
- visitas ao perfil: aponta a quantidade de pessoas que visualizaram o seu perfil dentro do período em questão;
- salvos: mostra que os seguidores gostaram do conteúdo e salvam em seus perfis para consultar posteriormente;
- interações: considera o número de curitdas, comentários, e salvamento das publicações;
- impressões: o número de vezes que suas publicações foram vistas na plataforma;
- compartilhamentos: mostra a quantidade de vezes que as pessoas enviaram seus produtos para amigos ou repostaram no story.
- cliques no site: permite o acesso da quantidade de cliques no link que está na sua bio;
- horário de maior atividade: apresenta os horários em que as pessoas mais visitam seu perfil;
- taxa de engajamento: é o resultado do cálculo: taxa de engajamento = número médio de interações / quantidade de seguidores da página;
- crescimento de seguidores: quantidade de seguidores que você ganhou no período de análise;
- características da audiência: idade, sexo e localização das pessoas que te acompanham.
Além de tudo isso, o Instagram ainda oferece métricas específicas para story e publicação com número de visualizações, visitas ao perfil, número de respostas e muito mais!
Gostou dessas informações? esperamos que elas te ajudem a entender mais sobre o que é engajamento no instagram e como funciona. Confira também no nossos site, o post sobre 5 dicas para melhorar o seu instagram para vendas que talvez você tenha interesse em saber a respeito. Até mais!
0 Comentários
Obrigado por comentar em nosso blog. Verifiquem nossa vitrine virtual de produtos.