As Melhores Receitas do Robalo - Contribuição da Revista Aruanã, Ano II, Nº 10

 

As Melhores Receitas do Robalo

Robalo Recheado

Ingredientes: 01 Robalo com cerca de 1,2kg; Sal e Pimenta do Reino à gosto; 1/2 xícara (chá)  de suco de limão; 01 colher (sopa) de manteiga; 01 cebola ralada; 200g de cogumelo picados; 03 cebolinhas pequenas; 02 fatias de pão torrado e moído; 01 ovo e 04 colheres (sopa) de óleo. 

Modo de Preparar: limpe o robalo, retirando espinhas, cabeça e cauda.  Tempere por dentro e por fora com a mistura de sal, pimenta e suco de limão.  Deixe tomar gosto por duas horas. 

Prepare o recheio aquecendo a manteiga e juntando a cebola, os cogumelos e as cebolinhas.  Refogue sem deixar dourar.  Retire, junte o pão, o ovo, tempere com sal e pimenta e misture bem. 

Recheie o robalo e feche as aberturas com a ajuda de palitos e barbante.  Coloque o peixe numa assadeira forrada com o papel alumínio.  Regue com óleo e leve ao forno quente até dourar. Sirva com batatas cozidas, passadas na manteiga e polvilhadas com salsa. 


Robalo ao Vinho Branco

Ingredientes: 01 robalo de 1,5kg; Sal e pimenta do reino; 04 tomates médios, cortados em quatro; 01 cebola grande, cortada em rodelas; 1/4 de litro de vinho branco seco; 02 colheres (sopa) de manteiga; 01 colher (sopa) de salsa picadinha; suco de 1 limão.

Modo de preparar: limpe bem o peixe, conservando a cabeça.  Tempere-o, interna e externamente, com sal e pimenta do reino.  Ponha-o numa assadeira ou num prato refratário, junte os tomates, cebola e regue com vinho. 

A seguir, leve ao forno quente por 15 minutos.  Quando o caldo da assadeira começar a ferver, regue o peixe com ele por diversas vezes e deixe cozinhar em forno médio, lentamente durante 30 minutos.  Passado esse tempo, diminua o fogo e deixe por mais de 10 minutos para o peixe inchar.  Antes de servir, espalhe sobre o robalo a manteiga em pedaços, a salsa e o suco de limao.


Postas de Robalo Fritas

Ingredientes: 01 robalo com cerca de 1kg; Sal e pimenta do reino a gosto; 4 colheres (sopa) de suco de limão; 01 xicara (chá) de leite cru; 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo; 03 colheres (sopa) de manteiga; 01 xícara (chá) de óleo. 

Modo de preparar: Limpe o peixe, retirando a cabeça e a cauda.  Corte em postas de 2cm de espessura.  Tempere com o sal, pimenta do reino e o suco de limão.  Deixe tomar gosto por uma hora.  Molhe as postas no leite, escorra e passe pela farinha de trigo.  Aqueça a mistura de manteiga e óleo.  Frite as postas em fogo baixo, virando para que dourem por igual.  Escorra em papel absorvente.  Polvilhe a salsa.  Sirva com limão e batatas cozidas na manteiga.


Robalo Grelhado à Aruanã

Ingredientes: 06 robalos médios; Sal e um maço de erva-doce. 

Modo de preparar: Limpe os robalospelas aberturas laterais.  Tempere com bastante sal dos dois lados e deixe tomar gosto por alguns minutos. Monte um braseiro vivo e coloque a grelha não muito próxima do fogo para que os peixes cozinhem bem, sem ficarem queimados.  Ponha os peixes sobre a grelha e vire-os à medida que forem cozinhando.  

Quando estiverem quase prontos, junte o feixe de erva doce e ative o fogo para que os peixes fiquem impregnados com seu aroma.  Sirva com maionese acrescida de cheiro verde. 


Robalo à Aruanã

Ingredientes: 01 robalo em postas; Sal e pimenta do reino à gosto; 1/2 xícara (chá) de suco de limão; óleo e azeite de oliva; 3 ou 4 dentes de alho; farinha de trigo. 

Modo de preparar: tempere as postas com uma mistura de sal, pimenta do reino e suco de limão.  Deixe tomar gosto por duas horas.  Passe as postas na farinha de trigo, batendo-as de leve para tirar o excesso.  Frite-as até que dourem por igual.  Após todas as postas fritas, arrume-as em uma travessa.  Separadamente, faça uma molho com azeite de oliva e óleo em partes iguais.  Pique 3 ou 4 dentes de alho.  Refogue.  Quando o alho começar a dourar, retire do fogo e derrame sobre as postas. 


Importante: quando estiver saboreando o peixe, é recomendação da Revista Aruanã que você, pescador, lembre de quando o fisgou.  Com certeza, este é o melhor de todos os temperos.  Se possível, conte a pescaria para as demais pessoas que estiverem à mesa. 

Postar um comentário

0 Comentários