CAPÍTULO IV - O Céu Espaço e seus Habitadores
Pensando do universo como dum campo, contemplando-o na sua extensão, como é visto através dos grande telescópios, nada nega e tudo nos leva a crer que a nossa galáxia é a mais bela e, talvez, a mais antiga. Parece que o Criador começou a criação de seu jardim daqui, de nosso sistema planetário. Depois criou essa infinidade de sistemas que formam a via láctea que é a nossa galáxia e dessa, formou outras, pois a astronomia acredita na fusão de duas galáxias para darem lugar ao aparecimento de muitas outras.
Pessoalmente penso no consórcio de duas, as quais morrem após o conúbio e se transformam num grupo de filhas que se afastam uma das outras e vão depois povoar o espaço infinito ainda vago e, por isso mesmo, faminto de matéria.
"Poderás tu atar as cadeias do Sete Estrelas, ou soltar os laços do Orion? Ou produzir as constelações a seu tempo e guiar a Ursa com seus filhos?" (Jó 38:31-32). E ainda: "Quando as ESTRELAS DA ALVA JUNTAS alegremente cantavam e todos os filhos de Deus rejubilavam" (Jó 38:7).
Tanto o primeiro texto como o segundo dão as mesmas ideias. É uma referência altamente científica a um tempo em que as estrelas, ainda crianças, brincavam juntas, no jardim do Criador. Vejam-se as palavras atar as cadeias e soltar os laços, bem como essa da as estrelas da alva juntas. Agora estão separadas, mas houve um tempo quando estiveram juntas. Se a informação não tivesse vindo de quem inspirou a Bíblia, era para admirar, pois ao tempo em que tais palavras foram ditas, ainda não se conheciam as teorias da formação dos sistemas planetários nem das estrelas, como hoje se conhecem. Atar ou amarrar, soltar os laços das estrelas, uma às outras, é linguagem de agricultor, mas a ideia é de mundos em formação.
A CRIAÇÃO DO UNIVERSO
A ordem da criação é a seguinte: "No princípio criou Deus os céus" (Gênesis 1:1).
Os céus a que se refere o escritor sacro é a habitação divina e não o espaço infinito. Depois criou o Senhor a terra.
As referências bíblicas sobre a criação da terra são as mais belas expressões científicas que se poderia expressar em linguagem poética. "No princípio criou Deus os céus". Quando foi que isso aconteceu? Em que época se deu esse princípio?
Depois, no decorrer dos tempos, criou a terra. Aí já temos uma ideia do tempo na história do universo. Senão vejamos o que a Bíblia diz: "Onde estavas tu, quando Eu fundava a terra?" (Jó 38:4).
Na revelação da pessoa de Cristo, antes do evento da encarnação, falando de sua experiência na eternidade, Ele faz alusão à criação deste nosso mundo da maneira seguinte: "O Senhor me possuía no princípio de seus caminhos, e antes de SUAS OBRAS MAIS ANTIGAS. Desde a eternidade fui ungida, (revelando-se como a sabedoria de Deus), desde o princípio, ANTES DO COMEÇO DA TERRA. Antes de haver abismos, fui gerada, e antes ainda de haver fontes carregadas de águas. Antes que os montes fossem firmados, antes dos outeiros, eu fui gerada".
"Ainda ELE NÃO TINHA FEITO A TERRA, nem os campos, nem sequer o PRINCÍPIO DO PÓ DO MUNDO" (Provérbios 8:22-26). E os versos 27 e 29 falam ainda assim: "Quando Ele preparava os céus, aí estava Eu; quando compassava ao redor a face do abismo, quando punha ao mar o seu termo, para que as águas não trespassassem seu mando, quando compunha os fundamentos da terra ..."
Seguramente a referência aqui é ao tempo em que não havia ainda nem a nebulosa ou a forma mais antiga da criação da matéria de que este nosso mundo foi feito. Quando Deus mandou que a LUZ entrasse em ação, a matéria começou a aparecer. "FALOU E TUDO SE FEZ, MANDOU E LOGO TUDO APARECEU" (Salmo 33:9).
Sintetizando: Deus criou primeiro o céu. Depois criou a terra e seus irmãos de ninhada; isto é, criou nosso sistema planetário e, do mesmo bolo, criou as estrelas de nossa galáxia; donde concluir que os outros planetas são da mesma estrutura física do nosso.
Não há outra solução para a criação, senão que Deus FALOU E TUDO SE FEZ, MANDOU E LOGO TUDO APARECEU.
Hoje está fora de dúvida que a Luz é que cria tudo; porque, no fim de toda a análise científica, o que de resto pode ser encontrado é mesmo a luz. Então, tudo fica meridianamente claro que Cristo, a Luz do mundo, em quem unicamente há a vida, é Criador de tudo e aí repousa a convicção de João, o apóstolo, para afirmar: "Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens" (João 1:2-4). Portanto, a indagação científica, de como foi feita a matéria, se duma vez ou lentamente, à luz da Bíblia, não tem razão de ser, desde que está claro que Deus a tudo que cria o faz progressivamente. Hoje um, amanhã dois e, depois, uma multidão. Para criar toda a matéria do universo bastaria que Deus criasse os elementos componentes do primeiro átomo e lhes ordenasse: Crescei e multiplicai-vos e enchei o vácuo imenso que se estende infinitamente ao redor. Daí surgiu a matéria do universo. A diversificação de matéria ou dos seres obedece a um critério puramente divino e exclusivamente da alçada do Criador. Esse fenômeno se observa nos organismos vivos, onde a matéria alimentícia se transforma em órgãos diferentes do mesmo corpo. A ciência não conseguiu explicar por que ou como se opera essa diversificação. Por que, então, rejeitar a tese de que Deus faz dos mesmos elementos o ouro, o cobre, o ferro, a madeira ou a carne dos insetos? Cristo no V. T. é muitas vezes chamado de a Palavra de Deus e identificado como Criador. "Pela Palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito de sua boca" (Salmo 33:6).
A TERRA
Desde épocas remotas a terra tem sido estudada sob vários aspectos. Sua forma, seus movimentos, sua superfície e, principalmente sua composição química. Nós, porém, gostamos de pensar da terra, como dum ser vivo. Efetivamente a terra é viva como um de nós.
A terra não tem alma, como falou a poetisa Caruarense, num furo digno de profeta, mas é viva. É viva e, como um animal, tem os hábitos dos seres vivos. Come, bebe e se veste. Quando os lírios se vestem de tal modo "que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória se vestiu como qualquer deles" não são os lírios que se vestem de folhas, mas é a terra que se veste de lírios e sobrepuja a glória do faustoso Salomão. Não somente isso, mas a terra respira, cresce, engorda, às vezes sua, outras treme de frio. Como nós, ela adoece, recupera a saúde. Tem parasitos que lhe causam mal, outros, que não lhe causam mal, antes servem de alimento. Aqueles que nos parecem ferozes, como o leão, a onça e a cobra, são, todavia, inofensivos à terra mãe.
O parasito que efetivamente é danoso à terra é o homem. Talvez seja esse parasito que lhe venha causar a morte. Desde o momento em que Deus disse: "maldita é a terra por tua causa", o homem vem prejudicando a vida da terra e a vida na terra.
Com os incêndios dos bosques e dos campos o homem tira à terra grande parte de sua vitalidade e lhe priva de importantes órgãos de respiração, da mesma forma como lhe poluindo as águas, prejudica a sua circulação. E aí da terra, se ela mesma não fosse um grande laboratório onde tudo se transforma!
Imagine-se que dano o homem causa à terra quando lhe enfia uma sonda e lhe extrai a banha que queima, os ossos gordos que alimentam as caldeiras das máquinas e faz isso sem lhe promover sequer uma pequena compensação! Porém a terra tem seu processo de recuperação. Ela também é sábia. Tudo que cria, come. Tudo que come, digere e a tudo que digere assimila. Assim ela se vai recuperando e vai recobrando a saúde e vai vivendo. Mas um dia isso terá fim. Provavelmente a terra morrerá. E quando isso ocorrer, de duas, uma: Ou ela servirá de pasto aos abutres do universo ou ressuscitará. Creio nesta última hipótese, porque condiz com as escrituras sagradas. Pois Pedro afirma: "Mas os céus e a terra que agora existem, pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo e da perdição dos homens ímpios" (II Pedro 3:7).
Aqui está profetizada a destruição da terra pelo fogo. Mas a terra, como elemento componente dum átomo do universo não pode morrer sozinha. Ela se desintegrando, seus irmãos se desintegrarão e, com ela morrerão. É a desintegração do sistema solar. "Mas o dia do Senhor virá como ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há se queimarão" (II Pedro 3:10).
Aí está a ultima palavra sobre nossa habitação. Será destruída. E os homens? Aos homens, o apóstolo lança a seguinte advertência: "havendo pois de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, aguardando e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? Mas nós (os que creem) segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra em que habita a justiça" (II Pedro 3:11-13).
VIDA
Que é a vida? Por que a ciência não a definiu, não a identificou e nem a localizou?
Não será através de penosas pesquisas de laboratório que se irá descobrir aquilo que apenas se conhecerá pela REVELAÇÃO.
As pesquisas, quando muito, poderão apenas auxiliar, mostrando o que ela não é e onde ela não está.
Tiago a descreveu como "um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece" (Tiago 4:14). Porém, João, o evangelista apóstolo, se expressou: "Porque a VIDA FOI MANIFESTADA , E NÓS A VIMOS, e testificamos dela, e vos anunciamos a VIDA ETERNA, que estava com o Pai, e nos foi manifestada" (I João 1:2).
Essa vida que foi manifestada, de que o apóstolo vem de falar, é a vida nos dois sentidos: No sentido físico e no espiritual. É claro que aquilo que se vê, ou melhor, citando Paulo: "Pela fé entendemos que foi o UNIVERSO FORMADO PELA PALAVRA DE DEUS, de maneira que O VISÍVEL VEIO A EXISTIR DAS COISAS QUE NÃO APARECEM" (Hebreus 11:3). Ora, o invisível, aqui neste texto, e do qual o visível é feito é o átomo. Se do átomo é que tudo se fez e nele não está a vida é que a vida está naquele que "MANDOU E LOGO TUDO APARECEU". É no "fiat lux" que tudo tem origem. Daí para cá, tudo vem crescendo aceleradamente. É Cristo que é a Vida. "Nele está a vida, e a vida é a luz". "Porque, como o Pai tem a VIDA em si mesmo, assim DEU TAMBÉM AO FILHO TER A VIDA em si mesmo" (João 5:26).
Concluímos, pois, que a VIDA É UM PROCESSO DE CONTROLE REMOTO, Não está precisamente na coisa viva. Nela, apenas, a vida se manifesta. Pois a vida está em sua sede. A saber: em Cristo - o Logos divino. Só é possível achar a vida, quando a procuramos em sua fonte, como a luz elétrica, que se manifesta através das lâmpadas, se estas estiverem em ordem; mas esta vem da usina. Assim é a vida. Se os corpos ou organismos estiverem em ordem, a vida se manifesta através deles, embora esteja unicamente em Cristo. Se a vida é Cristo e os seres viventes são apenas veículos pelos quais a vida se manifesta, (perguntará alguém), por que então morrem os seres? Aqui se torna necessário definir o que é doença, saúde e morte, bem como o que é viver. Porém, essa matéria já está incluída no capítulo sobre a necessidade moral do inferno.
SÃO OS PLANETAS HABITADOS?
Seguimos o roteiro traçado pelas Escrituras Sagradas, no trato das possibilidades dos outros planetas possuírem condições de habitabilidade para seres humanos.
Na Bíblia, a terra é chamada de O MUNDO HABITÁVEL. Vejamos no mais antigo livro da civilização cristã, que é o livro de Jó: "também com humildade carrega as grossas nuvens, e esparge a nuvem de sua luz. Então ela, segundo o seu prudente conselho, se espalha em roda, para que faça tudo quanto lhe ordena sobre a SUPERFÍCIE DO MUNDO HABITÁVEL". Nuvem da sua luz - luz cósmica que se espalha ao redor dos corpos celestes, para criar nos planetas o que neles existe.
Linguagem idêntica é usada por Salomão, por volta de mil e duzentos anos, antes de Cristo. Portanto, em épocas distantes e por homens bem diferentes. "Folgando no seu mundo habitável".
E ainda mais tarde, um profeta assim falou: "Não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada" (Isaías 45:18).
A linguagem deixa entender que há mundos que não são habitáveis como o nosso. Se os outros mundos são agora habitáveis, pelo menos não o eram nos tempos aqui mencionados. Ou, se os planetas precisam de chegar a uma condição, talvez pelo resfriamento, de se prestarem à habitação do homem, o nosso se tornou capaz, há já muitos milênios, enquanto que os outros, talvez, mais moços do que a terra, pelo menos para seres de nossa estrutura física, não o eram nos dias de Jó, de Salomão e de Isaías. Quando os outros se tornarem também capazes de serem habitados, o Criador tomará as providências para alcançar esse objetivo.
Se nós temos de emigrar para os outros planetas, a super povoação do mundo, que se dará dentro dum século e o descontentamento reinante entre os habitadores da terra, com certeza nos levarão a pensar no Êxodo sideral, em busca de melhores mundos, onde reine a paz e a concórdia, embora sejam os fabricantes de bombas atômicas, os primeiros a se juntarem nos novos mundos de nossas conquistas espaciais.
O profeta Isaías previu um tempo muito parecido com o tempo em que os homens sairão em caravanas aéreas, semelhantes a rebanhos de pombos e depois regressarão às janelas de suas habitações. Será o tempo da aviação sideral, quando os viajantes regressarão dos outros mundos. "Quem são estes que veem voando como nuvens e como pombas às suas janelas?" (Isaías 60:8).
Se essas coisas tiverem fatalmente de acontecer, os homens estão tentando cumprir uma ordem a que não poderão fugir. E amanhã, os russos e os americanos se encontrarão e se abraçarão intensamente lá em Marte, sem as precauções exigidas nas reuniões da ONU - Organização das Nações Unidas, onde a vida dum ser humano será preciosa; onde ninguém desejará matar seu próximo, em virtude do alto preço que ele representa. (Isaías 13:12).
O HOMEM NA CRIAÇÃO
Como, para nós na criação o mais importante é o homem, vamos dar um pouco de atenção a esse ser.
Notamos que no ato criador, Deus criou pela sua palavra, dizendo haja isso, faça-se aquilo, e assim foi.
Quanto ao homem, porém, a coisa mudou de norma. Houve um concerto entre as pessoas da Santíssima Trindade. "E disse Deus: FAÇAMOS o homem à nossa IMAGEM, e conforme à nossa semelhança" (Gênesis 1:26).
Desse ato criador, a teologia tem explanado mais, a parte que se refere à semelhança. A primeira parte, a imagem de Deus é objeto de menos estudo, talvez devido às controvérsias que sugere.
Tentaremos especular dum ponto de vista novo, essa imagem do Criador.
Transcrito do Livro do Pr. Zacarias Campelo.
Para nossa meditação: você concorda com o posicionamento do autor, Pr. Zacarias Campelo, sobre o céu, espaço e seus habitadores. Concorda com conceito de Vida, concorda que a Terra é o único mundo habitável e o que tem a dizer sobre o homem ter sido criado à imagem de Deus e conforme sua semelhança? Pelo que li e pelo que já tenho aprendido aos longos dos anos, eu concordo plenamente com estas considerações do autor deste livro que foi muito claro e incisivo em suas anotações.
Eduardo Bastos - 18/09/2021.
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