Localização Cósmica do Céu e do Inferno - Parte VI

 

Capítulo V - SERÁ QUE DEUS TEM FORMA? 

A respeito de Cristo, Paulo afirma que foi do agrado do Pai QUE NELE HABITASSE TODA A PLENITUDE DA DIVINDADE (Colossenses 1:19).  E, "O QUAL É A IMAGEM DO DEUS INVISÍVEL", o primogênito de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades: tudo foi criado por Ele (Colossenses 1:15-16); "o qual, sendo o resplendor da sua glória, e A EXPRESSA IMAGEM da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra de seu poder" (Hebreus 1:3). 

Essa é a linguagem daquele que recebeu a revelação divina, em relação a Cristo.  Este, como os outros, é unânimes em afirmar que Cristo é a imagem de Deus Pai. 

Cristo foi visto dos homens como homem.  Sua forma era a de homem vulgar.  Era homem.  E isso é o que nos basta.  Deus tem forma. O homem é a sua imagem, sua forma.  Pensemos agora no homem, como ele é e em sua forma. 

Submetido à luz de aparelhos de laboratórios, o homem é visto como uma nuvem, uma nebulosa, ou, como diz o autor de Hebreus, um véu (Hebreus 10:20).  Porém, analisado, ele não passa dum ajuntamento rarefeito de células que por seu turno se compõe de átomos. Ora, cada átomo sendo um sistema planetário completo, como vem de afirmar a ciência, isto é, sol, planetas e seus satélites, concluímos que nossa estrutura física se compõe duma infinidade de sistemas solares que, no conjunto, formam uma galáxia, semelhante à nossa via láctea.  Isso é o corpo humano. 

Se não podemos pensar na pessoa de Deus senão através da pessoa de Jesus, podemos pensar e comparar a matéria com a matéria e ver a grandeza de Deus. 

No espaço sideral, a astronomia estuda as galáxias separadas, formando mapas de zonas onde os corpos celestes se densificam ou se rarefazem, daí a ideia que se faz de ser o espaço povoado de galáxias de tipos e tamanhos diferentes.  Mas quem sabe, se se pudesse afastar um pouco dessas zonas povoadas pelas galáxias e, de lá, se fotografasse, se não sairia apenas uma grande galáxia, compacta, aparentando um só corpo? 

Sejam muitas ou seja uma, o que queremos é estabelecer uma comparação entre o conjunto galaxial e o corpo humano e achar neste a imagem daquele.

Se o universo é um conjunto de galáxias que, por sua vez, se compõe de bilhões de sistemas planetários, tais como os que formam nosso corpo, temos aí, o imensamente grande retratado no imensamente pequeno. 

QUARTEL DE COMANDO

Pensemos agora acerca dos lugares onde se aquartelam os governadores desses dois universos: o homem, quando gerado - corpo e espírito, em ato simultâneo, o corpo reproduzido dos corpos e o espírito dos espíritos paternos, tão logo começa a tomar forma, a primeira parte a aparecer é o coração que entra logo em ação.  A afirmação bíblica é que AÍ É A ORIGEM DA VIDA (Provérbios 4:23).  Essa afirmativa se nos apresenta com a clareza meridiana, dado o fato de ser a primeira parte que toma forma.  Donde concluir-se que o espírito faz no coração sua sede e não no cérebro, como pensam alguns estudiosos do assunto.

O cérebro é uma espécie de estação de rádio televisão de emissão e recepção.  É uma oficina onde se planeja e se faz tudo.  É daí que o homem comanda seu universozinho e realiza toda sua vontade. 

A ideia de o espírito habitar ENCOSTADO não tem apoio bíblico nem é racional.  Citamos propositadamente  os textos da Bíblia: "Ó meu Deus, DENTRO DE MIM a minha alma está abatida" (Salmo 42:6). 

Por que está abatida, ó minha alma? Por que te perturbas DENTRO DE MIM? (Salmo 42:5). "Com minha alma te desejei de noite, e com O MEU ESPÍRITO QUE ESTÁ DENTRO DE MIM, madruguei a buscar-te..." (Isaías 26:9).  "Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos ..., etc.  Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem" (Marcos 7:21 e 23).  "Fala o Senhor, o que estende o céu, e que funda a terra, e que forma  o espírito do homem dentro dele" (Zacarias 12:1).  Se o  corpo é a casa, o coração é mesmo a câmara mais bem localizada para habitação do morador. E é por essa causa que o coração é o primeiro que nasce (se forma) e o último que morre.  

Foi por essa causa que Cristo ensinou  o grande mandamento de Moisés.  "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento" (Mateus 22:37).  Pois dessa forma Deus tomaria conta do supremo comando da vida do homem e tudo lhe iria bem. 

Passemos agora ao Governador do universo.  No principio criou Deus os céus e a Terra.   "Os céus são os céus do Senhor, mas a terra deu-a aos filhos dos homens" (Salmo 115:16).  No começo é Deus - o Espírito.  Pois Deus é Espírito (João 4:24). 

Depois aparece a matéria.  A primeira coisa a ser criada, o céu, veio a ser o coração do universo.  Ora, se os céus e a terra são o princípio da criação divina, aí mesmo é a sede do Espírito de Deus que cria e rege o universo. 

O Espírito de Deus está para o universo, assim como o espírito do homem está para o seu corpo.  A diferença é apenas de tamanho das duas galáxias - a humana e a universal.  "Sou Eu apenas Deus de perto, diz o Senhor, e não também Deus de longe? Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o Senhor.  Porventura não ENCHO EU OS CÉUS E A TERRA?" (Jeremias 23:23-24).   E ainda: "Porque nEle vivemos, e nos movemos, e existimos ..." (Atos 17:28). 

Como não há parte do corpo onde o espírito esteja ausente, apesar de residir no recôndito do coração, assim não é possível haver lugar ausente de Deus.  "Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei  da tua face?  Se subir ao céu, TU AÍ ESTÁS; se fizer no SEOL a minha cama, eis que tu ALI ESTÁS TAMBÉM" (Salmo 139:7-8).

Vejamos agora as semelhanças: Deus é Onisciente, Onipotente e Onipresente no universo.  O homem, em relação ao seu corpo, é, sob certo ponto, onisciente, onipotente e onipresente. 

Onisciente - porque está ciente das ocorrências de seu corpo. 

Onipotente - porque se locomove ou imprime o governo de sua vontade em qualquer parte de seu corpo. 

Onipresente - Está presente em qualquer ponto, mesmo os mais remotos, nas extremidades do corpo.

Desta forma, embora o homem (espírito) se amocambe na parte recôndita do corpo, está PRESENTE, CIENTE e  POTENTE em todo o universo de sua galáxia. 

Aí está, possivelmente, um sentido de o homem ser a semelhança e a imagem d´Aquele que o criou. 

Transcrito do Livro do Pr. Zacarias Campelo - 1965. 

Postar um comentário

0 Comentários