O Conhecimento da Glória do Senhor


"Porque a Terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar" (habacuque 2:14).  

Essa mensagem foi escrita pelo profeta Habacuque no período de 612-589 a.C. com o propósito de "mostrar que Deus ainda está no controle do mundo apesar do aparente triunfo do mal".  E, tinha como destinatário tanto o povo de Judá, do Reino do Sul, quanto ao povo de Deus em todos os lugares.  É ma mensagem que fala diretamente do conhecimento da glória do Senhor.  O que faz esse conhecimento?

1. O conhecimento da glória do Senhor nos ajuda a entender que ela tem qualidades muito especiais, ou seja: a) permanece para sempre; b) é poderosa; c) possui toda a terra; d) destroi a glória dos homens; e) não é dada ao pecador; f) será manifestada a todos os homens e, g) encherá toda a terra e o tabernáculo (ver Êxodo 40:34). 

2. O conhecimento da glória do Senhor nos mostra que a glória dos homens não ajuda.  Pois, é efêmera, ou como  diz o profetas Oséias, "voará como a ave (Oséias 9:11)".  Além disso, a glória dos homens desaparece como a flor da relva, como declara o apóstolo Pedro (I Pedro 1:24).  

3. O conhecimento da glória do Senhor também nos mostra que a glória dos homens não é para ser buscada  por nenhum de nós, pois é, como afirma o Apóstolo Paulo, "a vergonha" dos ímpios (Filipenses 3:19).

4. O conhecimento da glória do Senhor se manifesta através do trabalho que a igreja realiza.  Seja na área social para socorrer os carentes, ou na Educacional, seja na expansão missionária da qual participei, a exemplo da organização de dez igrejas em Mato Grosso, no período de apenas cinco anos (entre 1981 a 1988).

5. Por fim, dizemos que o conhecimento da glória do Senhor se manifesta também na adoração coletiva.  Como é bom louvar ao Senhor! Como é bom adorar o seu santo Nome!

Reconhecemos assim que o conhecimento da glória do Senhor enche a terra como às aguas cobrem o mar e exige de cada um de nós um comportamento ético que seja agradável ao Senhor como diz Provérbios: "Confia no SENHOR de todo o coração, e não no teu próprio entendimento.  Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará tuas veredas" (Provérbios 3:5-6).

Escrito pelo Pr. José Laurindo, em sua pastoral de 20 de junho de 2021, na Primeira Igreja Batista em Niterói. 

Postar um comentário

0 Comentários