Localização Cósmica do Céu e do Inferno - Parte I


Localização Cósmica do Céu e do Inferno, foi um livro escrito por Zacarias Campelo, na Cidade de Caruaru, Pernambuco, no ano de 1965.  "Ele é o que está assentado sobre o globo da terra, cujos moradores são, para ele, como gafanhotos; Ele é o que estende os céus como cortinas e os desenrola como tenda para neles habitar" (Isaías 40:22). 

O livro fora escrito por uma imperiosa e forte necessidade dos homens de todos os tempos.  Uns negam e outros afirmam, uns creem e outros duvidam da existência de um lugar chamado inferno. 

O autor pretendia trazer luz sobre o assunto e por em evidência o que a Bíblia nos ensina a esse respeito.  Quem o constrangeu a escrever foi um moço filiado a denominação batista que o arguiu, com vontade mesmo de saber onde era o inferno.  

Ora, desde a sua conversão ao evangelho, essa pergunta era constantemente feita, ora a ele, ora a outros na presença dele e continua sendo feito até hoje.  Nunca, porém, alguém havia respondido com firmeza, fundamentado na Bíblia.  A resposta vulgarmente dada por diversos pastores é: "Do fim de uma vida sem Cristo, daí pra lá, é inferno".  É uma boa resposta para quem quer se desvencilhar de um embaraço, porém, o que se deseja saber, no entanto, é o local, na terra ou no universo, mas - o local.

Se existe deve ser um lugar que está situado no universo ou mesmo na terra dos viventes, mas terá de ter um local para poder ser um lugar.  

Não satisfeito com as respostas dadas só para despistar o autor "meteu a cara" no Livro de Deus e, fácil foi encontrar centenas de passos bíblicos que indicam categoricamente o lugar, embora não se possa ir lá e achá-lo  tal como ele é, pois sendo um lugar de natureza espiritual, só poderá ser percebido pelos espíritos.   

O mesmo se pode afirmar em relação ao céu.  Um viajante do espaço sideral pode atravessar o céu e nada perceberá; da mesma forma, um viajante das profundezas marítimas, poderá atravessar, em seu submarino, o inferno, sem ser molestado pelos demônios. 

Talvez algum insensato ou incrédulo tenha sorrido ao ler  as afirmações do autor, porém, isso não o incomodava.  Ele seria o último a sorrir: A Bíblia também afirma que o Senhor sorrirá dele de lá dos céus em Salmo 2:4.  

Resta-nos saber como se comportarão aqueles que creem na Bíblia.  Aqueles que afirmam que existe céu e inferno e a Bíblia que é a Palavra de Deus. 

Depois da leitura deste despretensioso trabalho, duas alternativas restam ao leitor cristão: Crer na existência do céu e do inferno como lugares situados e localizas cosmicamente, como afirmam as Sagradas Escrituras, ou descrer e relegar a revelação bíblica à condição de contos e fantasias do pensamento humano. 

Quanto ao autor ele considera que quanto mais ele vive, quanto mais ele medita e aprende, tanto mais se torna forte e firme a convicção da existência desses lugares, da necessidade moral de existir um lugar de punição dos que não amam a Deus e desperdiçam suas vidas na prática do mal. 

Ao escrever para quem crê nos evangelhos, não há necessidade de se esgotar o assunto com argumentações filosóficas, tentando provar pela força da dialética o que a Bíblia já provou pela força de sua autoridade.  

Se as ideias aqui expressas alcançarem êxito e algum benefício prestarem à causa da salvação da humanidade, mas uma vez renderemos glórias a Deus, como o autor do livro, pelas riquezas de sua Palavra revelada e pela sabedoria infinita do nosso Pai Celestial.  

O Pastor Zacarias Campelo, ex-missionário da Junta de Missões da Convenção Batista Brasileira, atualmente em Caruaru, Pernambuco, onde é diretor de um Ginásio, em sua gentileza toda sensibilizante pediu para o Manoel Avelino de Souza, de Niterói - RJ, em 21de março de 1961, para prefaciar o seu livro que assim o fez como a seguir: 

"O pastor Zacarias tem se interessado em assuntos especiais e raros da teologia bíblica e prática e assim está produzindo obras de interesse e de valor nesse campo.  Há pouco estudou, de modo probo e especial, o batismo cristão e agora escreve este opúsculo sobre a 'Localização Cósmica do Céu e do Inferno'.  Assunto raro e de séria responsabilidade, no campo dos conhecimentos bíblicos e teológicos.  

Ele não impõe sua interpretação, nem seu modo de ver o assunto, apenas expõe as coisas como lhe parecem sugerir os passos bíblicos que focalizam a existência e a localização do céu e do inferno.  

No primeiro capítulo, apresenta a necessidade moral do céu e do inferno.  Ora, Deus sendo justo e verdadeiro não podia deixar de ter meios de corrigir, castigar e punir os que transgridem suas leis físicas morais e espirituais e também pelo mesmo principio não podia deixar de perdoar, galardoar e usar de misericórdia para com os que se arrependem e se voltam para Ele.  Razão por que ele tem iniciado e providenciado todos os meios e recursos de reconduzir o pecador ao caminho da fé, do bem e da salvação. 

No segundo capítulo, procura justificar pela natureza do caráter de Deus, as suas leis e a justiça inexorável dos seus preceitos, a punição eterna dos que se perdem e morrem nos seus próprios pecados de incredulidade e rejeição dessas leis, sendo as penas eternas em coerência dessa natureza divina de Deus e da imortalidade da alma. 

No terceiro capítulo, tenta localizar o céu e o inferno pelas citações bíblicas mais autorizadas sobre o caso, tentando também pelas mesmas razões acima provar a existência do céu e do inferno, o que faz com exuberância, dentro da afirmação e ensino bíblicos, da história e da filosofia das coisas eternas. 

No quarto capítulo, esforça-se o autor por mostrar que o céu é lugar de habitação e não estado moral ou outra ideia vaga qualquer que não condiga com a verdade dos acontecimentos relativos.

No capitulo quinto, tenta responder à pergunta, 'se Deus tem forma?', apresentando a forma humana de Cristo e ao mesmo tempo a imagem expressa da sua pessoa, e que só se pode ver a Deus através de Cristo, e estabelece uma aproximação entre a relação do espírito e do corpo humanos e o Espírito de Deus e o grande universo que dirige.

Na sua exposição sobre o assunto procura apoiar-se em citações bíblicas.

No capítulo sexto, estuda a forma do espaço, assunto que já quebrou a cabeça de muitos filósofos e que é realmente difícil por mais que se queira torná-lo claro. 

Cita algumas definições de espaço e reconhece sua limitação no caso. 

No capítulo sétimo, discute o inferno, sua natureza e localização, assunto já mais ou menos examinado nos primeiros capítulos. Argumenta com as palavras de Cristo: 'Lugar preparado para o diabo e seus anjos' e com as palavras de Judas (versão 5 e 6).  Tenta localizar o inferno neste planeta e cita Ezequiel 28:12-17 e Efésios 4:9 e assim por diante.  Coloca o inferno, pois, nas partes mais baixas da terra; cita Provérbios 15:24 e o coloca no centro da terra fazendo outras citações em apoio a essa ideia, por exemplo Ezequiel 26:20 e Salmos 18:5,7,9,11,15 e 16; cita Jó, etc.

Assim o pastor Zacarias Campelo trabalhou para nos esclarecer o ensino sobre a existência, natureza e localização do céu e do inferno. 

Enquanto coloca o inferno no centro da terra, em lugar de trevas, coloca o céu acima e fora do nosso planeta. 

De modo que é interessante acompanha-lo nos seus argumentos, razões e justificações dentro do texto sagrado para provar a sua tese, quanto ao céu e ao inferno.  

Não é perdido o tempo de ler e acompanhar o pastor Zacarias nos seus estudos.  Pode ser que todos que o leiam não concordem 'in totum' com ele, será de bastante proveito a leitura, porque realmente o assunto é atual e interessante." 

Estas foram as palavras do Sr. Manoel Avelino de Souza, sintetizando no prefácio todo o conteúdo do livro "Localização Cósmica do Céu e do Inferno" do Pr. Zacarias Campelo.   Livro este que será demonstrado neste Blog em futuras publicações.  

Eduardo Bastos - Araruama - 15/09/2021. 

Postar um comentário

0 Comentários