“....Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros” (I Samuel 15:22).
Havia um mercador muito próspero em uma cidade. Certo dia, caminhando para o seu local de trabalho, avistou a morte caminhando pelas ruas. Assustado com o que tinha visto, voltou para casa, arrumou suas malas e viajou para uma cidade muito distante da sua chamada Samara. Ao chegar, se alojou, descansou e foi passear sentindo-se aliviado, quando ao olhar para o final da rua viu caminha do em sua direção a morte. Surpreso, disse para a morte: - “Estou surpreso de te ver aqui. Hoje, pela manhã, eu a vi em minha cidade. A morte, olhando para o homem respondeu: - “também estou surpresa em te ver aqui. Nós tínhamos um encontro marcado para Samara hoje a noite e eu te vi em outra cidade pela manhã, muito longe daqui.
A história de Samara, com pequenas variações, é um história oriental com a finalidade de ilustrar a idéia de que não se pode fugir do destino. Mas, me fez pensar no encontro de Samuel com Saul registrado no capítulo 15 do primeiro livro do profeta Samuel. Saul queria ajudar o profeta Samuel, tomou atitudes que não eram da sua competência e fez aquilo que não era o seu ofício. Saul tomou o lugar e o ofício do sacerdote Samuel, tudo em nome de uma falsa visão, da idéia de que poderia controlar todos ao seu redor e garantir o sucesso de uma empreitada que ele só esta no comando em nome de DEUS e não no lugar dele.
A história do mercador de Samara não mostra apenas um homem que quer fugir do seu destino, mas revela uma atitude comum no ser humano, principalmente em nós que professamos nossa fé no cuidado de DEUS: A atitude de querer resolver nossos problemas e dificuldades sozinhos, no nosso tempo e com nossos recursos. Saul foi em nome de DEUS, mas, esquecendo-se disso, tomou atitudes e agiu segundo seus pensamentos e desejos, e, é justamente nessa hora que DEUS deixa de ser honrado e a fé perde seu valor.
Pense em quantas vezes o irmão agiu em seu próprio nome alegando obediência ao Senhor, assim como fez Saul a explicar suas atitudes ao profeta Samuel. Pense nas vezes em que agiu tentando dar uma “mãozinha” para DEUS? São muitas as vezes que deixamos a obediência ao Senhor para seguirmos nosso próprio caminho e disfarçamos isso dizendo que estamos fazendo a vontade de DEUS.
O mercador de Samara achou que tinha um plano melhor, Saul achou que tinha um plano melhor, e também costumamos achar que temos um plano melhor, mas lembrando Provérbios 16.1 “...a resposta certa vem de DEUS.”
Em todo tempo obedeça ao Senhor, ande nos seus caminhos e experimentará uma vida abençoada com os cuidados de DEUS.
No amor de Cristo em quem temos a redenção e dos pecados o perdão é essencial.
Pr. Isaias Coelho.
0 Comentários
Obrigado por comentar em nosso blog. Verifiquem nossa vitrine virtual de produtos.