“Mas Maria guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração.” (Lucas 2:19).
“ (… ) A verdade é que não ando cumprindo o meu dever com este menino (…) Ele “é impossível”, mas o que fazer? (…) Não tenho coragem de surrá-lo. Cada vez que o deixo escapar minha consciência dói; e se o agarro, o que dói é meu coração" (As aventuras de Tom Sawyer, Mark Twain).
Tia Polly era a responsável pela educação de Tom Sawyer, um menino órfão, cheio de energia, com amigos fieis para muitas aventuras, que sonhava ser herói, não era um menino exemplar, não obedecia a ninguém e não gostava de estudar. Não serve de modelo para ser seguido já que viola todas as regras dos adultos. Falo sobre o comportamento de Tom e sobre a energia dele para que possamos entender a preocupação do coração da Tia Polly em ter que lidar com esse menino que é certamente muito mais do que ele pode controlar.
No texto de Lucas vemos Maria com as preocupações que toda mãe tem com seu filho e as guarda no coração. Os céus se manifestaram cantando “Glória a DEUS nas alturas e anunciando paz aos homens de boa vontade.”, do oriente vieram pastores e magos e honraram ao menino com respeito e riqueza. E com tantas manifestações, certamente o coração de Maria encheu-se de preocupações com o futuro que o esperava. Em seu coração, provavelmente Maria meditava sobre o seu filho por que a ela fora dito que ele seria filho do Altíssimo, que seria grande e seria o herdeiro do trono de Davi.
Tia Polly se preocupava com Tom, assim como todas as mães, querendo o melhor para ele, mas o seu coração a impedia de corrigi-lo e de mostrar o caminho e a direção. Mas o coração de Maria guardava mais preocupações e preocupações mais elevadas. A responsabilidade de cuidar e ajudar a crescer aquele menino que mudaria o mundo e dividiria a história, o Messias profetizado, o Salvador prometido por DEUS.
Hoje, celebramos o dia das mães, e sempre vão existir mães como a Tia Polly, de bom coração, amáveis, cuidadosas, mas que pecam na hora de corrigir e direcionar. Mas também, vão existir mães com o coração disposto a refletir sobre o futuro, sobre os ensinos de DEUS para a vida e crescimento dos seus filhos. Mães, que vão lutar para oferecer a eles a oportunidade de crescer e seguir os propósitos de DEUS para a vida de seus filhos.
Assim meu irmão, seja grato a DEUS por sua mãe, ore por ela, pois certamente, guardou em seu coração muitas coisas especiais sobre você. Feliz dia das mães.
Pr. Isaias Coelho.
0 Comentários
Obrigado por comentar em nosso blog. Verifiquem nossa vitrine virtual de produtos.