“Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.” (I Coríntios 10.13).
Sempre que pensamos em estresse, pensamos nele unicamente como uma doença silenciosa, resultado de uma sociedade que o homem moderno criou, mas que nela não consegue viver. “O sentido original da palavra "estresse" pertence à física, no campo da mecânica aplicada. Para determinar a resistência de um material, é preciso submetê-lo a "estresse", isto é, a forças, até o ponto de ele se partir. O ponto em que ele se parte é seu limite”. Toda a matéria pode ser submetida à tensão que mede o seu estresse, desde o fio de algodão ao cabo de aço. As forças aplicadas a matéria servem para nos dizer quanto aquele material é forte ou resistente. Aplicando o mesmo princípio, as demais ciências foram tomando a palavra estresse emprestada e aplicando o seu conceito a sua área de atuação. O corpo físico e a mente podem ser submetidos ao estresse, por vontade própria (no caso dos atletas) ou pelas situações da vida (sedentarismo, trabalho etc) e muito se tem buscado ajuda para que o homem possa resistir às tensões que vida moderna aplica sobre ele.
Assim como na vida material (aquele que vemos) a fé também pode ser submetida ao estresse. A fé pode ser levada por Deus ao ponto de “quase” se romper, e nesse ponto Deus define de que tipo de material somos feitos. Na metodologia de Deus para testar o estresse da fé, Ele tem cuidado para que a tensão aplicada seja suficiente para definir o material, mas nunca, para fazer com que ele se rompa. Veja a história de Jó: “Pois bem, tudo o que ele possui está em suas mãos; apenas não toque nele.” (Jó 1.12). A tensão que Deus deixou ser aplicada sobre a vida daquele homem fiel parece injusta, mas a sua fé resiste na certeza de que Deus é vivo. (“por que eu sei que o meu Redentor vive” Jó 19.25). Abraão também teve a resistência da sua fé testada quando Deus pede em sacrifício o seu filho, que era parte essencial de todo aquele plano divino para se fazer uma grande nação. E no momento de maior tensão sobre a sua fé, Abraão lembra ao seu filho que “Deus mesmo há de prover o cordeiro para o holocausto...” (Gênesis 22.8) Com a certeza inabalável de que Deus “proverá” ele se torna o “amigo de Deus.”
Outros episódios da palavra de Deus poderiam ser citados revelando como Deus prova a fé para nos fazer ver de que tipo de material somos feitos. Paulo, com todas as suas lutas, perseguições, provações aprendeu que o Deus que prova é fiel (ou vive, como proclamou Jó) e cuida (ou proverá como sentenciou Abraão). Ele não prova para romper ou destruir, mas para conhecimento e crescimento.
O quanto de estresse sua fé pode suportar sem se romper? De que tipo de material você é feito? Deus pode estar te provando ou permitindo situações que sugerem injustiça divina para que você olhe para dentro e defina o tipo de material que você quer utilizar para construir sua vida de fé com Deus.
No amor de Cristo, Pr. Isaias Coelho.
0 Comentários
Obrigado por comentar em nosso blog. Verifiquem nossa vitrine virtual de produtos.